O que você precisa saber sobre Intolerância à Lactose

Intolerância à lactose é a incapacidade ou capacidade parcial de absorver o açúcar presente no leite e em seus derivados. Como consequência disso, ocorrem diarréias, gases e inchaços ao consumir produtos lácteos. A Intolerância à Lactose geralmente não apresenta riscos mais graves, mas os sintomas costumam ser desconfortáveis.

A intolerância à lactose ocorre devido à baixa produção da lactase – enzima produzida pelo intestino delgado e responsável pela absorção destes alimentos.

Os sintomas começam a surgir de meia hora a duas horas após a ingestão de produtos derivados do leite. São eles:

  • Diarreia;

  • Náuseas;

  • Vômitos;

  • Inchaço;

  • Gases.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado a partir da manifestação dos sintomas no paciente. É possível que o médico solicite uma redução de consumo dos produtos lácteos e, se os sintomas forem amenizados nessa nova dieta, as chances de se caracterizar intolerância à lactose são altas.

Para confirmar a investigação, o especialista poderá solicitar os seguintes exames:

  • Teste de intolerância à lactose: mede a reação do corpo a um líquido que contém altos níveis de lactose. Duas horas depois de ingerir o líquido, realiza-se exames de sangue para medir a quantidade de glicose presente na corrente sanguínea. Se o nível não aumentar, significa que o corpo não está absorvendo adequadamente produtos lácteos.

  • Teste de respiração de hidrogênio: requer a ingestão de um líquido que contenha altos níveis de lactose. Será medida a quantidade de hidrogênio na respiração em intervalos regulares. Normalmente, muito pouco hidrogênio é facilmente detectado, mas se o corpo não digerir a lactose, ela se fermentará no cólon, liberando hidrogênio e outros gases.

  • Teste de acidez das fezes: é uma alternativa para bebês e crianças que não podem passar por outros testes. A fermentação da lactose não digerida cria ácido lático e outros ácidos que podem ser detectados em uma amostra de fezes.

Tratamentos

Não se pode afirmar que existe um tratamento que resulte na cura da intolerância à lactose, mas pode-se conviver de maneira saudável com este distúrbio e minimizar os sintomas. Para isso, é preciso alguns cuidados, como:

  • Evitar grandes porções de leite e derivados;

  • Incluir pequenas porções destes produtos nas refeições regulares;

  • Comer chocolate e tomar sorvete com baixo teor de leite.

Em caso de sintomas, procure um especialista.

Endoscopia

 

A endoscopia digestiva alta, popularmente conhecida apenas como endoscopia, é um exame que permite a visualização da parte superior do trato gastrointestinal, composta por esôfago, estômago e duodeno. É um exame muito seguro e simples, tendo duração de 10 a 20 minutos.

O exame de endoscopia é normalmente é solicitado pelo médico gastroenterologista após o paciente se queixar de dores de estômago, dificuldade ou dor para engolir, queimação, vômitos ou quaisquer desconfortos em regiões onde os órgãos do sistema digestivo estão localizados. Também pode ser requerido para a retirada de objetos que possam ter sido engolidos acidentalmente ou, ainda, pode ser utilizado para a realização de biópsias da mucosa do esôfago, estômago ou duodeno, a fim de detectar doenças e condições.

Colonoscopia

 

A Colonoscopia é um exame endoscópico realizado através do ânus, permitindo a visualização de todo o intestino grosso. Através deste procedimento podem ser identificados processos inflamatórios ou tumores intestinais, sendo possível biópsia ou ressecção de pequenos tumores ou pólipos.

A colonoscopia é um procedimento realizado em alguns minutos e o paciente é sedado durante todo o exame.

O exame é geralmente recomendado para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarréia, intestino preso e dor abdominal.